Julho das Pretas terá lançamento de HQ sobre Marielle Franco

Julho das Pretas terá lançamento de HQ sobre Marielle Franco

História em quadrinhos que conta história de vereadora assassinada em 2018 será lançada dia 27

O Instituto Marielle Franco lança, no dia 27, a “HQ Marielle Franco Raízes”, uma história em quadrinhos que conta o início da história da vereadora Marielle Franco e suas lutas enquanto jovem negra e favelada. O lançamento faz parte da programação da 9ª edição do Julho das Pretas, campanha que visa mostrar mulheres negras como as maiores vítimas da violência, da pandemia, do racismo e do machismo no Brasil.

Marielle Franco foi socióloga e vereadora pelo Psol do Rio de Janeiro, assassinada a tiros em 14 de março de 2018, junto com seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes. A principal linha de investigação é que seu assassinato se tratou de uma execução. A vereadora defendia o feminismo, os direitos humanos, criticava a intervenção federal no Rio de Janeiro e a Polícia Militar, tendo denunciado vários casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes.

A polícia passou a investigar o possível envolvimento da milícia chamada Escritório do Crime no caso. Em março de 2019, a Polícia Civil prendeu o policial militar reformado Ronnie Lessa, que teria atirado contra a vereadora, e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, que dirigia o carro que perseguia Marielle no momento do crime. Os mandantes do assassinato de Marielle até agora não foram identificados.

Fonte: Contraf-CUT


2 comentários a “Julho das Pretas terá lançamento de HQ sobre Marielle Franco”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.